A história que nos contam…

A historia nas escola parecem que foram feita para que os alunos não queiram aprender e de certo modo deixem de gostar da matéria, começam nos primeiros anos com belas historias de finais felizes príncipes e princesas, sapos, heróis feijões mágicos, porcos, lobos e mais um castelo de fábulas e contos criativos que nos aproximam da magia dos livros e enchem nossos olhos de brilhos e felicidades.

Ate a maneira de se contar essas historia eram diferentes reunia os alunos em circulo no chão da sala, algumas vezes em dias frios que no fim todos caiam no sono, nos serviam leite quente e biscoito, bastava nossa imaginação para que as historias ganhasse vida e naquela época acreditávamos mesmo que tudo fosse verdade.

Porem a adolescência chega e começam a nos contar historia reais, e tiram os reis e colocam tiranos, substitui as princesas e retiram as magias dos acontecimentos.

As professoras e professores nos contam do passado sem nos mostrar a importância desses acontecimento para o mundo atual. A ida do homem a lua, A tríplice aliança,Adolf Hitler, Albert Einstein, Nikola Tesla, parecem tão sem graça na boca de alguns professores que faz com que os alunos percam o interesse rapidamente.

Talvez seja um limite da formação de cada um, mas quando vemos um entusiasta falar da historia de qualquer um acima é possível perceber a importância positiva e negativa para a humanidade, teorias que se formaram junto o nome gravado na historia os feitos e a contribuição para a união e separação de alguns povos.

Talvez o ensino precisa realmente de uma mudança significativa, mas estou conformado que a historia é como a piada, não importa se é boa ou ruim mas depende de quem conta. O dramaturgo Ariano Vilar Suassuna foi um grande exemplo de como uma boa historia deve ser contada.

Infelizmente a minha professora de historia não se aprofundava nos assuntos e sempre foi superficial, o professor de biologia e geografia eram contadores de historias por natureza, como toda área existem bons e maus profissionais, hoje graças a tecnologia o a informação fica acessível a todos.

O aprendizado com a historia deve ser vinculado ao presente, o que podemos tirar de lição e o que não devemos repetir estudar o passado sem utilizar no presente se torna inútil, viver o presente sem aprender com o passado é burrice.

“A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s